EMPREENDEDOR, CONSULTOR
E INVESTIDOR ANJO

UM DOS 100 AFRICANOS MAIS
INFLUENTES EM 2023

Nicolas Pompigne-Mognard empresário franco-gabonês, é o fundador, presidente e proprietário a 100% do APO Group, a principal consultora Pan-Africana de comunicação e serviço de distribuição de comunicados de imprensa.

O Nicolas é :

O Grupo APO é :

  • A agência de relações públicas pan-africana da FIFA, a entidade governativa do futebol.
  • A agência de relações públicas pan-africana da NBA.
  • A agência de relações públicas pan-africana da Liga Africana de Basquetebol (BAL).
  • A agência pan-africana de relações públicas da Cimeira Mundial do Futebol a maior convenção mundial sobre a indústria do futebol.
  • O parceiro oficial de relações públicas e a agência de marketing desportivo da associação africana da World Rugby, Rugby África o órgão dirigente do rugby em África.
  • O Parceiro Oficial do programa africano do clube de futebol francês Olympique de Marseille “OM Africa“.
  • O Parceiro Estratégico da Associação Nacional de Comités Olímpicos de África (ANOCA), a entidade que preside a entidade do Movimento Olímpico em África.
  • A agência de relações públicas pan-africana da Afro Nation, o maior festival de Música Afrobeats do mundo.
  • Parceiro Principal do Fórum de Inovação e Empreendedorismo das Mulheres Africanas (AWIEF).
  • O Patrocinador Oficial do Projeto SEED (Desporto para Educação e Desenvolvimento Económico).
  • O Parceiro da Associação Internacional de Imprensa Desportiva (AIPS).

O crescimento anual das receitas do APO Group foi de 40% em 2021 e 60% em 2022.

Em 2023, o APO Group e os seus clientes ganharam um total de 5 Prémios SABRE africanos, mais do que qualquer outra empresa na competição deste ano. Os Prémios SABRE são o maior programa de prémios de relações públicas do mundo.

O Grupo APO trabalha com mais de 300 clientes, que vão desde governos a instituições internacionais, personalidades proeminentes e empresas ativas em África. Alguns dos prestigiados clientes do Grupo APO incluem Nestlé, Coca Cola, TikTok, NBA, FIFA, Canon, DHL, Marriott Group, Ecobank, Siemens, Orange, Jack Ma Foundation, Banco Africano de Desenvolvimento, Organização Mundial da Saúde, Banco Islâmico de Desenvolvimento, Liquid Intelligent Technology, Rotary International, Kaspersky, Greenpeace…

O Grupo APO estabeleceu parcerias com a União Africana de Radiodifusão, Bloomberg, Thomson Reuters, CNBC Africa e SABC (África do Sul).

O Grupo APO também é membro da Coligação Mundial para a Educação da UNESCO,  da Aliança Global para Parcerias em Literacia dos Média e da Informação liderada pela UNESCO, e estabeleceu parcerias com a Organização Mundial de Saúde (WHO), a Comissão da União Africana, a Invest Africa, a Venture Capitalism for Africa (VC4A), e a Câmara de Comércio Canadá-África.

O Grupo APO é Parceiro da Igreja Católica Romana em África (Santa Sé); e foi Parceiro Oficial de Relações Públicas Estratégicas da União Africana na Expo 2020 Dubai.

Como Presidente do Grupo APO, Nicolas está centrado em fornecer aconselhamento de alto nível para clientes da empresa e a desenvolver o seu fundo de investimento dedicado a África.

Nicolas foi nomeado um dos 100 Africanos Mais Influentes de 2023. A lista New African Most Influential Africans é a compilação anual mais aguardada e falada no continente, tendo-se estabelecido firmemente como a lista mais autorizada, respeitada e consultada tanto em África como na diáspora. Outros nomes da lista dos 100 africanos mais influentes incluem o Presidente nigeriano Bola Tinubu, o Presidente queniano William Ruto, o Presidente do Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento Akinwumi Adesina, o Presidente do Afreximbank Benedict Oramah, a pessoa mais rica de África Aliko Dangote e a megaestrela do Afrobeats Burna Boy.

A lista dos 100 africanos mais influentes da New African Magazine apresenta Nicolas como um empresário que “domina o panorama africano das relações públicas” e reconhece o seu “domínio do panorama mediático africano, o que lhe valeu a confiança de muitos dos principais líderes políticos e empresariais do mundo, tornando-o um ator fundamental na agenda do continente. Ele está particularmente interessado em usar a sua influência para transformar o desporto e criar oportunidades para os jovens em África”.

Em 2023, Nicolas moderou o painel de discussão com a Secretária-Geral da FIFA, Fatma Samoura, e o Prémio Nobel Muhammad Yunus na Cimeira Mundial do Futebol. Nicolas foi orador ou moderador em vários eventos de alto nível, incluindo o Bloomberg Africa Business Media Innovators Forum 2019 e o Africa Women Innovation and Entrepreneurship Forum (AWIEF) 2019, o Africa Hotel Investment Forum (AHIF) em 2019 e 2022, bem como na Africa Tomorrow Conference do AHIF em 2020.

Nicolas criou o Grupo APO em 2007 enquanto era jornalista para a Gabonews, imprensa gabonesa, e Presidente Delegado da Organização Pan-Africana de Imprensa em França (APPA – Association de la Presse Panafricaine). Fundou a empresa com uma poupança de 10 000 €, como capital de start-up. O objetivo foi fornecer acesso a imprensa africana e internacional a notícias fiáveis sobre o investimento, empresas e economia do continente. Desde então, o Grupo APO ajudou os comunicadores a se apoiarem em histórias africanas únicas e convincentes, permitindo a mudança na narrativa africana para um tom mais positivo.

A história de sucesso do Nicolas apareceu na CNN, na Forbes, na Forbes Africa, e na CNBC Africa.

Nicolas gosta de motociclismo e tem uma Triumph Rocket 3 R que se orgulha do espaço que ocupa na sua garagem. Também é um proprietário orgulhoso de um cavalo “cruzado português”.

Antes de fundar o Grupo APO em 2007, Nicolas serviu sucessivamente como correspondente na Europa da agência de imprensa gabonesa, Gabonews, e Presidente Delegado da Associação de Imprensa Pan-africana em França (APPA). Pompigne-Mognard estudou Direito na Université de Lille (França) e fala inglês e francês. É casado, tem três filhos e vive em Lisboa, Portugal.

NICOLAU EM RESUMO

VEJA MAIS INFORMAÇÕES

Se não formos donos de nossa história,
perderemos nossa soberania

NICOLAS POMPIGNE-MOGNARD