EMPREENDEDOR, CONSULTOR
E INVESTIDOR ANJO

Empreendedor Franco-Gabonês que subiu a pulso Nicolas Pompigne-Mognard é o Fundador, Chairman e proprietário a 100% do APO Group, o serviço de distribuição de imprensa e consultoria de comunicação Pan-Africano.

O Nicolas é:

O APO Group  é:

  • A agência Pan-Africana de relações públicas da FIFA, o organismo que rege o futebol.
  • A agência Pan-Africana de relações públicas da
  • A agência Pan-Africana de relações públicas da Liga Africana de Basquetebol (BAL).
  • A agência pan-africana de relações públicas da Cimeira Mundial de Futebol, a maior convenção mundial sobre a indústria do futebol.
  • O Parceiro Oficial de Relações Públicas e a Agência de Marketing Desportivo da associação africana da World Rugby, a Rugby Africa, o organismo que rege o râguebi em África.
  • O Parceiro Oficial do Programa Africano “OM Africa” do icónico Clube de Futebol Francês Olympique de Marseille.
  • Parceiro Estratégico da Associação dos Comités Olímpicos Nacionais Africanos (ANOCA), o organismo que rege o Movimento Olímpico em África.
  • A agência de relações públicas Pan-Africana do Afro Nation, o maior festival de música Afrobeats do mundo.
  • O Principal Parceiro do Fórum de Inovação e Empreendedorismo das Mulheres Africanas (AWIEF).
  • O Patrocinador Oficial do Projecto SEED (Desporto para a Educação e Desenvolvimento Económico).
  • Parceiro da Associação Internacional da Imprensa Desportiva (AIPS).

O crescimento anual das receitas do APO Group foi de 40% em 2021 e 60% em 2022.

Em 2023, o APO Group e os seus clientes ganharam um total de 5 African SABRE Awards, mais do que qualquer outra empresa no concurso deste ano. Os SABRE Awards são o maior programa de prémios de relações públicas do mundo.

O APO Group trabalha com mais de 300 clientes, desde governos a instituições internacionais, personalidades proeminentes e empresas activas em África. Alguns dos clientes de prestígio do APO Group incluem o Facebook, Dangote Group, Nestlé, GE, NBA, FIFA, Canon, DHL, Marriott Group, Ecobank, Siemens, Standard Chartered, Orange, Jack Ma Foundation, African Development Bank, Organização Mundial da Saúde, Banco Islâmico de Desenvolvimento, Liquid Intelligent Technology, Rotary International, Kaspersky, Greenpeace…

O APO Group é o parceiro estratégico da Getty Images em África e estabeleceu parcerias com a União Africana de Radiodifusão, Bloomberg, Thomson Reuters, CNBC África e SABC (África do Sul).

O APO Group é também membro da Coligação Global para a Educação da UNESCO,  da Aliança Global para Parcerias sobre Literacia dos Media e da Informação , liderada pela UNESCO, e estabeleceu parcerias com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Comissão da União Africana, a Invest Africa,  a Venture Capitalism for Africa (VC4A), e  a Câmara de Negócios Canadá-África.

O APO Group é um Parceiro da Igreja Católica Romana em África (Santa Sé) e foi o Parceiro Oficial de Relações Públicas Estratégicas da União Africana na Expo 2020 Dubai.

Em Dezembro de 2018, Nicolas deixou o cargo de CEO do APO Group e foi sucedido por um antigo CEO da Orange Business Services para África, Médio Oriente e Europa Oriental, divisão B2B do gigante francês das telecomunicações Orange. O seu sucessor foi também Presidente do Conselho de Administração da Orange Business Saudi Arabia e Director da Accenture para o Médio Oriente na região do Golfo.

Durante o seu tempo como CEO do APO Group, Nicolas tem vindo a fazer crescer a empresa, bem como a servir e aconselhar centenas de empresas multinacionais a investir e a realizar negócios em África. Como Presidente, está concentrado em oferecer uma consultoria de alto nível aos clientes da empresa, e em desenvolver o seu fundo de investimento dedicado a África.

Desde 2020, Jack Ma convidou Nicolas para ser um dos sete juízes das semifinais do concurso anual de prémios Africa’s Business Heroes (ABH), ajudando a identificar os dez finalistas que vão competir num “pitch finale” perante o próprio Jack Ma.

Na qualidade de Director dos Prémios de Fotografia e Media do Rugby Africa, Nicolas reuniu um painel fantástico de jurados, chefiado pelo Presidente da World Rugby, Sir Bill Beaumont, e reuniu personalidades do mundo dos negócios e do desporto. O painel de 85 jurados é composto por empresas proeminentes como a DHL, Google, Uber, Jaguar Land Rover, Kenya Airways, John Deere, Lufthansa Group, Pfizer, Qatar Airways, MTN, Radisson Hotel Group, Visa, Universal Music Africa, Canon, entre outras.

Em 2021, a Organização Internacional para as Migrações (OIM), que faz parte das Nações Unidas, pediu a Nicolas para ser o Presidente do Júri dos Prémios de Jornalismo sobre Migração da África Ocidental e Central de 2021. Entre os membros do júri contavam-se a Secretária-Geral da FIFA, Fatma Samoura, e o Vice-Presidente Sénior do Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Bajabulile “Swazi” Tshabalala, entre outros.

Em 2023, Nicolas foi nomeado membro fundador do Conselho Consultivo da Bloomberg New Economy Gateway Africa. Outros membros do conselho consultivo incluem S. Exa. Wamkele Mene, Secretário-Geral da Zona de Comércio Livre Continental Africana; Dr. Benedict Okey Oramah, Presidente e Director do Conselho de Administração do Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbank); Alain Ebobissé, Director Executivo da Africa50; Rania Al-Mashat, Ministra da Cooperação Internacional da República Árabe do Egipto; Sérgio Pimenta, Vice-Presidente da IFC para África.

Nicolas foi orador em diversos eventos de alto nível, incluindo o Bloomberg Africa Business Media Innovators Forum 2019 e o Africa Women Innovation and Entrepreneurship Forum (AWIEF) 2019. Também moderou painéis no Fórum de Investimento Hoteleiro de África (AHIF) em 2019 e 2022, bem como na Conferência Africa Tomorrow do AHIF em 2020.

Nicolas criou o APO Group em 2007, enquanto era jornalista do Gabonews, um meio de comunicação social gabonês online, e Vice-Presidente da Organização de Imprensa Pan-Africana em França (APPA- Association de la Presse Panafricaine). Fundou a empresa com uma poupança de 10.000€, como capital de arranque. O objectivo era proporcionar aos meios de comunicação social internacionais e africanos acesso a notícias fiáveis sobre a economia, as empresas e o investimento do continente. Desde então, o APO Group tem ajudado os comunicadores a transmitir histórias africanas convincentes e únicas ao público, permitindo uma mudança na narrativa africana para um tom mais positivo.

A história de sucesso de Nicolas foi apresentada na CNN, Forbes,  Forbes Africa e na CNBC Africa.

Nicolas gosta de motociclismo e tem uma Triumph Rocket 3 R e uma KTM 890 Adventure R que ocupam um lugar de destaque na garagem da sua casa. É também o orgulhoso proprietário de um cruzado português, um cavalo de espectáculo.

Antes de fundar o APO Group em 2007, Nicolas foi sucessivamente Director-Adjunto do diário regional francês Le Petit Journal, Director do Sindicato dos agricultores da FNSEA em Tarn-et-Garonne (França), assistente parlamentar no Parlamento francês (Assemblée France), correspondente europeu da agência gabonesa de notícias Gabonews e vice-presidente da Associação de Imprensa Panafricana em França (APPA). Pompigne-Mognard estudou direito na Universidade de Lille (França) e fala inglês e francês. É casado, tem três filhos e vive em Lisboa, Portugal.

NICOLAU EM RESUMO

VEJA MAIS INFORMAÇÕES

Se não formos donos de nossa história,
perderemos nossa soberania

NICOLAS POMPIGNE-MOGNARD